O sistema tem por objetivo principal a transmissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico para a Receita Federal.
O sistema possui a leitura em um diretório de entrada, onde será copiado o arquivo XML do CT-e para validação e transmissão à receita federal, esse arquivo XML precisa seguir o padrão de schema fornecido pela receita federal. Essa leitura também pode ser feita via tabela de banco de dados, não sendo necessário nesse caso utilização de um diretório de arquivos.
Ao identificar um novo arquivo XML a ser transmitido, o emissor irá validar esse arquivo, assinar via certificado digital instalado no computador do emissor e em seguida fará a transmissão, ao final do processo será salvo o arquivo enviado em um diretório de saída ou tabela de banco de dados, bem como será salvo um arquivo PDF do DACTE do Conhecimento de Transporte transmitido e impresso.
O sistema poderá ser instalado em um servidor virtual ou físico, esse servidor também deverá ter instalado e configurado o certificado digital para assinatura dos XML dos conhecimentos.
O sistema necessita de um servidor de banco de dados, no caso o SQL Server versão 2008, 2012 ou 2014. Nesse caso a versão do produto pode ser a Standard ou até mesmo a Express.
É a interface responsável por toda parte administrativa do sistema, onde são realizadas todas operações de:
É a interface responsável pelo gerenciamento de Controle de Transporte Eletrônico: